Seguidores

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

TEMOR, FIDELIDADE E INTEIREZA DE CORAÇÃO

TEMOR, FIDELIDADE E INTEIREZA DE CORAÇÃO

2º Crônicas 19:9: E deu-lhes ordem, dizendo: Assim fazei no temor do Senhor, com fidelidade, e com coração íntegro.

Introdução:

 Para entendermos esta palavra, precisamos conhecer o contexto, o rei Jeosafá havia feito uma aliança não autorizada e quase perdeu a vida numa batalha se não fosse a misericórdia do Senhor que o ajudou na hora do perigo e os inimigos desviaram-se dele 2º Cr. 18.31. Depois foi exortado pelo profeta Jeú a não fazer mais aliança com os ímpios porque isso aborrece a Deus.
Contudo o rei tinha crédito com Deus pois havia preparado seu coração para servir ao Senhor e exortou o povo a agir corretamente, aos juizes a julgar com equidade e no temor do Senhor sem iniquidade nem acepção de pessoas e sem se corromper aceitando presentes. Estabeleceu levitas e sacerdotes sobre o juizo e as causas judiciais com três ordenações:

1ª Andar no temor do Senhor; 2ª Andar em Fidelidade e 3ª Com integridade de coração.

1ª. Andar no temor do Senhor: É andar em obediência a sua palavra, com reverência com o único desejo de agradá-lo. Para sabermos quem são as pessoas que temem a Deus temos que examinar as escrituras e conhecer como se comportaram os nossos irmãos do passado que foram bem sucedidos por seguir, honrar e praticar a palavra de Deus. Alguém só começa a temer a Deus quando conhece  quem realmente é Deus. Pv. 1.7: O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução. Pv. 9.10: O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência. Pv. 15.33: O temor do Senhor é a instrução da sabedoria, e precedendo a honra vai a humildade.

 2ª. Andar em fidelidade: Fidelidade é o termo com origem no latim fidelis, que significa uma atitude de quem é fiel, de quem tem compromisso com aquilo que assume. É uma característica daquele que é leal, que é confiável, honesto e verdadeiro. Qualidade daquele que não vira as costas! Andar em fidelidade é andar como Davi andou: Salmos 40:10: Não escondi a tua justiça dentro do meu coração; apregoei a tua fidelidade e a tua salvação. Não escondi da grande congregação a tua benignidade e a tua verdade.  Como o rei Ezequias andou: 2º Crônicas 31:20: Foi isso que Ezequias fez em todo o reino de Judá. . Ele fez o que era bom e certo, e em tudo foi fiel diante do Senhor, do seu Deus.  Andar em fidelidade é andar como Josué e Calebe andou. Como o Apostolo Paulo andou, porque Deus é fiél até com os infiéis. Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo. 2ª Timóteo 2:13. A palavra grega traduzida por fidelidade é “pistis.  A palavra hebraica para fidelidade é “emunah,”

3ª Com integridade de coração: A integridade envolve toda a pessoa: coração, mente e vontade. Daniel era um homem integro e reto em meio a políticos corruptos. Dn.6.1-6.  Daniel preferiu ser sacrificado do que transigir com sua integridade. Dn 6.16,17. Deus honrou sua integridade e o livrou da boca dos leões. Jó era um homem integro e reto de coração a toda prova Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal. Jó 1.1. O rei Ezequias diante de uma sentença de morte voltou seu rosto para parede e    orou ao Senhor. E disse: Lembra-te, Senhor, peço-te, de que andei diante de ti com fidelidade, com inteireza de coração e fiz o que era reto aos teus olhos; e chorou muitíssimo.”  O Senhor ouviu sua oração e viu suas lágrimas e reverteu a sentença e lhe concedeu mais 15 anos de vida. Aleluia!

Conclusão:  O rei Jeosafá era um bom rei, errou fazendo aliança com o impio mas foi exortado e se consertou e Deus que o abençoou muitíssimo. A Bíblia diz:  Porque sete vezes cai o justo, e se levanta; mas os ímpios são derribados pela calamidade. Pv.24.16. O Senhor nos chama nesta noite para andar em temor, fidelidade e integridade de coração para que ele possa afastar os nossos inimigos e liberar sobre nós todas as bençãos que já nos foram dadas em Cristo nas regiões celestiais. Ef. 1.3. para honra e glória do Senhor Jesus Cristo de Nazaré. Aleluia!

                                                                    Bp. Narciso L. Silva. D/R










Nenhum comentário:

Postar um comentário