Seguidores

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

VIVENDO AS BEM AVENTURANÇAS

VIVENDO AS BEM AVENTURANÇAS

Mateus 5. 1-12: E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos; E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo: Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados; Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós. 

INTRODUÇÃO: A palavra bem aventurança significa felicidade total e absoluta. No original grego, o vocábulo usado por Mateus é makarios, cujo significado lembra felicidade, alegria divina e perfeita. No hebraico, esher;  indica alguém que é feliz aos olhos de Deus por amar intensamente ao Senhor. Esta é uma parte da Bíblia que tem sido omitida nos sermões, mas é tão necessária, pois aqui está o estatuto do cristão verdadeiro, daquele que tem sede da palavra de Deus. Aqui está um ensino ético, moral, radical revolucionário; provocativo e simples; não obstante espiritual e profundo.  Trata-se da ética do reino de Deus anunciada por Nosso Senhor Jesus Cristo. Aleluia!
Moisés recebeu a lei no monte Sinai, Jesus ministrou o sermão da montanha no sopé do Monte: "Kurun Hattin" ou simplesmente Monte das Bem-aventuranças! situa-se na costa norte do Mar da Galileia, perto da cidade de Cafarnaum. O Senhor dá aqui uma série de oito bem aventuranças começando pelos pobres de espirito, que são aqueles que tem uma carência espiritual e se coloca na dependência de Deus, que é a fonte de toda riqueza e o único que pode suprir todas as nossas necessidades materiais e espirituais. Aleluia!

Bem aventurado os que choram, o choro pode durar uma noite inteira mas a alegria vem pela manhã. Sl 30.5. Há muitos motivos de choro, pode ser de vido a pecados, remorso e até mesmo choro da alegria por um reencontro. Gn. 45.14.
Bem aventurado os mansos, manso é aquele que é pacifico, cheio de paz, amabilidade, humildade, pois herdarão a terra. A mansidão é caracterizada pela submissão a vontade de Deus.
Bem aventurado os que tem fome e sede de justiça. A fome é um dos piores flagelos da humanidade, que castiga a terra não só no sentido material, mas também no espiritual que também mata o povo, a sede paralela a fome também mata. Nos sabemos que a terra é composta de três partes de agua, mas somente 3% dessa agua é potável, colocando isso no sentido espiritual vemos que o mundo tem mais de seis bilhões de habitantes, mas somente 1/3 deles são cristãos. A fome e a sede de justiça, não é só no sentido material, onde sabemos que a tecnologia e a indústria tem recursos caso falte agua. Mas no sentido espiritual por falta de Cristo em suas vidas, perecerão. Pois ele é a nossa justiça, pelo sangue da cruz. Em Cristo seremos fartos.
Bem aventurado os misericordiosos, pois alcançarão misericórdia. É a lei da reciprocidade. O que semear ceifará. Dai e vos será dado, boa medida, recalcada e sacudida. Nós recebemos a misericórdia de Deus para sermos misericordiosos e tardio em irar-se, como é o nosso Deus. Sl. 103. 8.
Bem aventurado os limpos de coração, porque eles verão a Deus, coração é pensamento, sentimento e vontade, coração é a fonte da vida. Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. Este receberá a bênção do Senhor e a justiça do Deus da sua salvação. Salmos 24:4-5
Bem aventurado os pacificadores porque eles são chamados filhos de Deus, sã aqueles que promovem a paz, a paz de Deus é muito mais profunda que a paz do mundo. A paz de Deus trás saúde, tranquilidade e segurança é por isso que nós os cristãos nos cumprimentamos com a paz do Senhor.
Bem aventurados os perseguidos por causa de justiça, porque deles é o reino dos céus. Característica própria do Senhor Jesus Cristo, que nos trouxe a graça, o amos o perdão e a salvação. Justificando-nos pela fé mediante a graça. Ef. 2.8-9. Tão bem explicada e difundida por Paulo, através do reformador Martinho Lutero.

Conclusão: Bem aventurado sois vós quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós. Nós todos somos incluídos nas bem aventuranças, somos benditos, bem sucedidos, agraciados por suportarmos as perseguições por causa de Cristo por sermos cristãos evangélicos. Glorificado seja o nome do Senhor Jesus de Nazaré. Aleluia!

                                                                               Bp. Narciso L. Silva   D/R

Nenhum comentário:

Postar um comentário