Seguidores

quinta-feira, 8 de novembro de 2012


Cinco lições que aprendemos com a palmeira

 Texto Biblico: Sl. 92.12 - Os justos florescerão como a palmeira, crescerão como cedro no Líbano. Estão plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice ainda darão frutos, serão viçosos e florescentes

 1. Não se arranca uma palmeira facilmente

 A palmeira é uma das árvores mais difíceis de arrancar da terra, pois possui uma das raízes mais fortes. Enquanto outras árvores morrem com muito mais facilidade, a palmeira é forte e muito difícil de ser destruída por ventos e tempestades, ela tem a habilidade de suportar tremendas tempestades.
A bíblia diz que o Justo é como a palmeira, mais me deixe lhe explicar porque ela é tão forte: a palmeira tem uma raiz que vai bem profundo na terra. Em uma árvore normal a raiz fica a somente alguns metros abaixo da terra, já na palmeira, sua raiz chega a entrar 3 ou 4 KM embaixo da terra.
Dizem que a raiz da palmeira desce dentro da terra ate encontrar água. Enquanto outras plantas estão secando, ela tem a capacidade de florescer mesmo no deserto por causa de suas raízes. O que a palavra esta nos dizendo amados, é que nós temos que deixar nossas raízes estarem firmadas e irem profundamente. Qual o nosso maior problema? Nosso maior problema é que não estamos firmes, nossas raízes não estão firmadas... Firmadas aonde?

Estão plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus”

 O que acontece com muitos cristãos, é que eles oscilam muito, hoje estão bem, amanhã não estão. Hoje estão firmados na casa do Senhor, amanhã estão meio fora. Só porque você está sentado aqui hoje, não significa necessariamente que você esteja plantado como a palmeira e firme, estável, mas Ele quer que estejamos firmes e estáveis; estáveis em nosso relacionamento com Ele, estáveis em nossas emoções, estáveis em nossa vida financeira, não cheios de altos e baixos, Deus quer que estejamos sempre como diz em 1 Coríntios 15:58: “Portanto meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não e em vão no Senhor"
Constante. Existe uma posição em Deus que podemos ser constantes, estáveis. Não um dia para cima e o outro para baixo. Só quando estamos firmados e com nossas raízes bem firmadas poderemos suportar qualquer adversidade que o inimigo lance sobre nós.
Quando falo de raízes profundas, falo em:

 A. Uma Vida de Oração

 Você sabe qual foi o segredo do sucesso de Daniel? Sabe por que Daniel pode se posicionar diante da adversidade? Por causa da sua vida de oração. Quando oramos nos tornamos constantes, nos tornamos hábeis de enfrentar qualquer situação. A palavra nos diz que Daniel orava três vezes ao dia, Daniel 6:10 “Quando Daniel soube que o edital estava assinado entrou em casa, no seu quarto em cima, onde estavam abertas as janelas que davam para o lado de Jerusalém, e 3 vezes no dia se punha de joelhos e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer…”

 B. Uma Vida na palavra

 Salmos 1 – “Bem aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores nem se assenta na roda dos escarnecedores, antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite”
Salmos 119. 140 “A tua palavra é fiel a toda prova, por isso o teu servo a ama” 143 “Tribulação e angústia se apoderaram de mim, mas os teus mandamentos são o meu prazer”

 C. Uma vida de Louvor

 Uma vida de louvor traz vitória sobre a sua vida. Lembre-se que Paulo e Silas estavam presos, e a meia noite eles começaram a orar e o poder foi tão grande que as correntes que os seguravam caíram e eles foram libertos.

 D. Uma vida Firmada na Casa do Senhor

 Existe uma promessa para aqueles que estiverem firmados a casa de Deus:
“Bem aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores nem se assenta na roda dos escarnecedores, antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite”  “Pois será como a árvore plantada junto a correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, a folha não cai, e tudo quanto fizer prosperara” Sl.1.3
Deus quer que estejamos firmes como uma palmeira.
Nos Estados Unidos existem muitas tempestades, e quando estes ventos fortes vêm, eles destroem tudo. Você pode ver carros e casas serem destruídas por árvores muito grandes e fortes, Peroba... Cedro... Mas o que você nunca vê, são Palmeiras em cima de carros e destruindo casas. Por quê? Porque estão seguras por uma raiz que vai muito profundo e não permite que os ventos a desloquem. Amados, nós muitas vezes olhamos somente para o exterior, e vemos árvores tremendas, fortes, com galhos muito fortes, com um tronco muito forte, olhamos o fruto e dizemos: Nossa olha que fruto esta produzindo! Porém, está árvore pode estar morrendo.
Tão bonita por fora, porém é somente uma questão de tempo para que esta árvore morra se a raiz não estiver firme e produzindo o que ela precisa para viver. Você pode ver uma árvore a qual as folhas estão caindo, os galhos meio fracos, a aparência não muito boa, mas se a raiz estiver produzindo o que a árvore necessita, então é somente uma questão de tempo para que esta árvore volte à vida e produza frutos e folhas. Você pode estar passando agora neste momento por uma faze muito difícil em sua vida, entretanto se suas raízes estiverem bem firmadas você terá a vitória! Lembre-se do que a palavra diz em Mateus 7:24
Se não tivermos cuidados, podemos cometer o erro de  nos comparar com outras pessoas. Aqui está Fulano, vai à igreja, ora, jejua, ouve a palavra, oferta, dizima. E ali está Ciclano, nunca vai à igreja, não ora, não jejua, não é constante na palavra e parece que com ele está tudo bem. Você pode olhar por fora e dizer, aqui estou eu Fulano fazendo tudo isto e o Ciclano, não fazendo nada e parece que ele está sendo tão abençoado quanto eu. Acontece que nos dias de sol, quando o clima esta bom, está tudo bem mas vejamos se Ciclano, conseguirá ficar em pé quando a tempestade vier, quando o vento da adversidade soprar. Não é como a casa se parece no exterior que conta, mas na sua fundação. Toda casa só é sustentada pela sua fundação, não pela sua aparência. Aonde esta construída sua casa? A palavra diz que o justo é como a palmeira, quando o vento a sopra ela permanece em pé.

 2. Você pode cortar uma palmeira, mas não pode matar uma palmeira

 A maioria das árvores tem uma capa protetora chamada casca, se você quiser matá-la, basta tirar a casca de fora da árvore; mas não é assim com a palmeira. Você pode cortar a casca de fora e ela não more, por quê? Porque ela não pega os nutrientes de fora como às outras árvores pegam, a palmeira adquiri os nutrientes que a mantêm com vida de dentro dela, a força, a vida da palmeira não vem de fora mais sim de dentro. Você pode cortar a palmeira por fora, você pode feri-la por fora, porém ela não morre.

O justo também é assim, o inimigo pode tentar, pode ferir, mas não pode matá-lo. O exemplo do justo que me impressiona muito é o exemplo de Jó, o inimigo o atormentou, o tocou, o feriu, porém não o matou, mas quando você tem a consciência de quem você é, você sabe que nunca vai ficar ferido para sempre.
Paulo tinha esta consciência quando disse: “Esta momentânea tribulação...”
A vida pode ter produzido algumas feridas, talvez você esteja passando agora por um momento difícil, mas se você for uma palmeira, você sabe que não irá morrer, pois “O choro pode durar a noite toda, mais a alegria vem pela manha…” e “Ainda que ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque Tu estas comigo...”
Sua forca não esta na sua forma exterior mais sim no seu espírito, no seu interior “Maior é Aquele que esta em ti, do que aquele que esta o mundo…”

 3. Você pode fazer com que a palmeira se curve, mas não pode se quebrar uma palmeira

 Se vocês já tiveram a oportunidade de ver um vento forte soprando numa palmeira, você vê que a palmeira se enverga muitas vezes até tocar a terra, mas não se quebra, e quando o vento passa, ela volta a sua posição normal e se torna mais forte do que era antes. Um vento de 50 km por hora pode quebrar e arrancar uma árvore do chão, porém a palmeira sobrevive a ventos de 150 km por hora.

VOCÊ FOI CONCEBIDO, VOCÊ FOI FORMADO PARA SOBREVIVER A TEMPESTADE…

O justo é como uma palmeira, quando a tempestade vem sobre ele, ela pode enverga-la, mais não tem autorização nem poder para quebrar a sua vida! O inimigo não pode te quebrar, os problemas da vida não são suficientemente fortes para te quebrar e se você tiver consciência de quem você é em Cristo, poderá até passar por momentos difíceis mas por fim vencerás, porque nele somos mais que vencedores.

Existe alguma coisa no seu interior que diz assim: Eu fui judiado, machucado, porém, estou vivo e  mais forte que antes,  porque Deus esta no meu interior!

 4. O fruto da palmeira é preservado

 Distante dos predadores, distante dos perigos, o fruto da palmeira é preservado em segurança. Você não alcança o fruto da palmeira facilmente, e se nós pais tivermos a consciência de que somos palmeiras, nosso fruto, nossos filhos estarão fora do alcance do inimigo. Não estou dizendo que o inimigo não os tentará, mas quando vocês pais e sua casa estão enraizados na palavra de Deus, ele tenta, porém não é bem sucedido.

 5. Contudo a palmeira não resiste ao frio intenso

 Uma coisa que a palmeira não pode suportar é o FRIO. Ela somente floresce e cresce em meios ambientes quentes, em climas quentes. O justo é como a palmeira, Deus não te fez para sobreviver a temperaturas frias. Se você está esfriando no seu relacionamento com Deus, você está morrendo. Você pode ter uma palmeira na Jamaica, Havaí, Bahamas, litoral... Mas você nunca terá uma palmeira no Alaska, porque o meio ambiente não é propício. Se você está frio espiritualmente falando, você está morrendo espiritualmente. O pastor não é responsável por te manter quente. O líder de louvor não é responsável por manter sua temperatura espiritual quente, a responsabilidade é sua, você tem de cultivar um meio ambiente propício a te manter quente e no fogo do Espírito Santo.

Conclusão:

Sl. 37.25-33.  Fui moço e agora sou velho, contudo nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendencia a mendigar o pão. Comapade-se sempre e empresta, a sua descendencia será abençoada. Pois o Senhor ama os justos e não desampara os seus santos. Eles serão preservados para sempre, mas a descendencia dos impios será exterminada, os justos herdarão a terra, e habirarão nela para sempre. A boca do justo profere sabedoria, e a sua lingua fala do que é reto. A lei de Deus está em seu coração, os seus passoas não vacilam. O impio espreita o justo e procura matá-lo, mas o Senhor não o deixará em suas mãos, nem o condenará quando for julgado. Todos os justos glorifiquem ao Senhor em nome de Jesus. Aleluia!
 
Elaborado e adaptado por:                            Pr. Narciso L. Silva. D/R.
Fonte: Pr. Frank Seixas- Canadá.

2 comentários:

  1. Texto maravilhoso e tremendamente edificante. Benção demais ! Obrigada, Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  2. linda mensagem da parte de Deus, os justos florescem porque estao plantados na casa de Deus

    ResponderExcluir